quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Telegrama




Frases pinçadas de Jodorowsky do livro "Quando Teresa brigou com Deus":


Se quer triunfar, aprenda a fracassar. Nunca se defina pelo que possui. Nunca fale de si sem conceder-se a possibilidade de mudar. Você não existe individualmente, o que você faz, os outros também fazem. Somente aceitando que não possui nada é que você será dono de tudo. Perdoe seus pais. Dê, mas não obrigue ninguém a receber. Não faça com que os outro se sintam culpados, você é cúmplice do que acontece. Descubra as leis universais e obedeça-as. Ensine os outros a aprenderem consigo mesmos. Com o pouco que tem, faça o máximo que puder. Não se pergunte aonde vai, mas avance com passos justos. Saltar é tão bom quanto rastejar: não se compare, desenvolva seus próprios valores. MUDE O SEU MUNDO OU MUDE DE MUNDO. O que é necessário também é possível. O que você vê é o que você é. Perdoe seus filhos. Não se orgulhe de suas fraquezas. As doenças são seu guia. Atue pelo prazer de atuar e não pelo resultado favorável que este ato possa lhe trazer. Não preste contas a ninguém, seja seu único juiz. Não toque o corpo do outro por prazer ou para humilhá-lo; toque-o para acompanhá-lo. Com o pouco que tem, faça o que puder.

2 comentários:

  1. Primeiro a Devir, depois o Maluf, e agora vc...

    Jodorowsky, aí vou eu...

    "Quando Teresa brigou com Deus" ou "Psicomagia?

    ResponderExcluir
  2. Eu sugeriria "Juan Solo", uma HQ sobre o apogeu e redenção de um bandido latino-americano de rabo. Mas isto não saiu em português.

    Do que saiu em português (em HQ), o que mais gosto não é o Incal, mas a saga dos Metabarões. Dá uma lida. As melhores sequências estão para vir: Cabeza de hiero e doña Vicenta.

    Dos livros: "Quando Teresa brigou com Deus" é a história da família de Jodorowsky transformada em "mitologia". É muito bom, mas lembro de ter achado cansativo em alguns momentos (Talvez os personagens tenham ficado grandiosos demais pra mim).

    "Psicomagia" ainda não li. Mas existem exemplos de seu método espalhados pela rede: vídeos no You Tube, consultas de tarô e respostas a perguntas de internautas (em espanhol). Não é uma história propriamente dita. Para mim, particularmente, interessa como método.

    Acho que os dois valem.

    Brontops

    ResponderExcluir