domingo, 29 de novembro de 2009

Achados





a)Farrazine 14

Por puro esquecimento, deixei de mencionar no último Achados, a edição nº 14 do Farrazine.

Edição de dois anos de aniversário: Entrevistas com ALZIR ALVES e RAIMUNDO GUIMARÃES. Agente Dias e Jacarandá trazem dois textos sobre como começar uma carreira nos quadrinhos. Wilton Pacheco, com a penúltima parte da HQ ALBARIA e mais contos e artigos.

Links aqui: ISSUU ou pra baixar no 4shared. Parabéns Farrazine...!



b)Parasselênio

Descobri esta palavra no romance Meridiano Sangrento de Cormac McCarhy. A definição da internet não ajuda muito: "fenômeno óptico da família dos halos, similar porém menos brilhante que o parélio, sendo que o astro luminoso é a lua." Fuçando melhor no google, achei uma explicação mais tranquilizadora (e em português) em um portal sobre OVNIS...

Mas também descobri belos sites com fotografias e breves explicações sobre fenômenos visuais da atmosfera, como o alemão Paraselene, ou o britânico Atoptics. Em inglês, usam o termo "moondogs", um "apelido" que me leva a crer que seja mais comum em outras latitudes, talvez pela presença de gelo na atmosfera... ou talvez não: somos tão distraídos do céu que nos rodeia que restou apenas o termo científico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário