quinta-feira, 8 de julho de 2010

Achados

a)





(Mini-mini-miniaturas de Slinkachu. Via Little People. Depois de "googlear" um pouco, achei algumas informações sobre Slinkachu no Obvious, de onde copiei e colei as linhas seguintes:

"Slinkachu é um artista urbano aos moldes de seu conterrâneo Bansky: não tem seu nome ou fotos divulgados, suas propostas de trabalho são obscuras e o sucesso intenso.

Não se sabe exatamente quando seus trabalhos começaram a ser notados pelas ruas da cidade, mas pode-se estimar que em meados de setembro de 2006, pequenos bonecos em cenas cotidianas ou absurdas foram espalhados por Londres, fotografados e postos no blogue do autor antes de serem destruídos pelo tempo ou esmagados sem querer. Graças a essa segunda etapa, a da fotografia, é que se tornaram conhecidos, arrecadando fãs por todo o mundo.

Os personagens medindo até 5 milímetros são feitos a partir de bonecos de trem que Slinkachu modifica conforme a necessidade da instalação, em seguida são deixados discretamente em bancos de praças, postes, caixas de correios, bares, banheiros, entre outros lugares, de forma que possam interagir com eles, seus objetos, símbolos e insetos. O resultado é um universo tanto melancólico, oldfashion e onde as cenas mais banais ganham contornos fantásticos dentro de toda aquela desproporcionalidade."

Leia tudo AQUI. )


b)Gravidade

"Não são todos os animais que precisam ter medo da gravidade. Na verdade a imensa maioria deles - em número e diversidade - não precisa. O estrago que sofremos ao aterrisar depende de duas coisas, a força que resulta da massa do animal e da aceleração, no caso a gravidade - F=MxA. A outra é a superfície onde essa força é distribuída. Aqui é que mora a diferença.

Quanto maior o animal, mais pesado ele é, mas a superfície que ele ocupa não aumenta proporcionalmente. O volume determina o peso do animal, portanto a força que ele exerce quando cai, aumenta em três dimensões, ao cubo. Já a superfície do animal aumenta em duas, portanto ao quadrado. Quanto maior a relação superfície/volume, mais resistência do ar o animal encontra e menor a velocidade final dele durante a queda. Basta pensar numa folha de alumínio caindo aberta ou amassada.

Por isso formigas, besouros, aranhas e inclusive camundongos não precisam se preocupar com a altura. Cair de 20cm ou de 2 mil metros para eles não importa, uma vez que a velocidade final em queda é baixa e eles distribuem o impacto por uma área relativamente maior. Enquanto isso, qualquer quedinha para o elefante é perigosa."

(trecho de "As Nove Vidas dos Gatos", VIA o ótimo RAINHA VERMELHA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário