quarta-feira, 23 de junho de 2010

Achados

a)A História Única da África



Importante ouvir a escritora nigeriana Chimamanda Adichie (Segundo a New Yorker, uma das melhores escritoras com menos de quarenta anos): sobre não nos deixar levar sobre o que dizem, sobre aquilo que aprendemos e apreendemos sem perceber.

(Via fórum Meia-Palavra e Libru Lumen)

b)Aproveitando que falamos de outros lugares, alguns links interessantes com aspectos inusitados de outros países:

Pink Tentacle
, sobre o Japão. EnglishRussia, sobre a Rússia (Warren Ellis gosta deste). Vida na Islândia, de um brasileiro "perdido" na Islândia.

O site da Folha tem vários blogues com este "tema": Pé na África, do jornalista Fabio Zanini com mestrado em relações internacionais pela School of Oriental and African Studies (Soas), da Universidade de Londres; Buenos Aires, de Gustavo Hennemann; Raul na China, de Raul Juste Lores.

c)Acho que o Brasil até merecia um blog parecido contando nossas esquisitices (temos muitas), mas pra ficar bom mesmo precisaria de um olhar estrangeiro. Não sei se existe um neste sentido.

Há um livro muito bom, escrito por Alex Bellos, um correspondente inglês que viajou o país (e mais alguns outros) atrás de histórias de nosso futebol. Aqui foi publicado pela Jorge Zahar: Futebol - O Brasil em Campo (O título original é Futebol: The brazilian way of life). Vale muito uma olhada, mesmo para quem não liga para futebol. Como eu.

d)Falando em futebol, leiam o artigo "A pátria em Copas", de Maria Rita Kehl, sobre como nosso amor foi embalado e sufocado pelo mondo marketing.:

"Hoje é impossível fugir do protocolo a ser seguido por todo brasileiro em casa, nos bares, nos estádios. Aprendemos pela tevê, com meses de antecedência, como devemos nos vestir, o que beber durante os jogos, quais os gestos e os gritos de guerra apropriados para os momentos mais emocionantes, como pular e dançar depois de um gol do Brasil. Tudo dominado, tudo decodificado. "

2 comentários:

  1. Não, não, o Brasil tem um óptimo blog:
    http://fuckyeahbraziliangirls.tumblr.com/

    Tenho que ver esse vídeo, pois "não nos deixar levar sobre o que dizem" interessa-me, por ser algo impossível, no estado actual, político, das nossas sociedades. Será, mais ou menos, o tema do meu próximo post, e ando com certa dificuldade para classificar este estado político que vivemos: creio que meta-fascismo será adequado.

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkk

    Bem, eu não pensava que elas pudessem ser tão exóticas para um gringo...

    Não sei se o vídeo lhe dará esta resposta. Penso ser muito mais "emocional" do que propriamente "teórico". Mas é um bom vídeo. E gostei de Chimamanda. É bom ver alguém que evita o riso fácil em tempos tão sorridentes (Mas também podia ser pura e simplesmente nervosismo).

    Eu não me considero um bom teórico, mas... Li "Fim do Mundo" do historiador Otto Friedrich com momentos "apocalípticos" da humanidade: a explosão de Santorini, a queda de Roma, a perseguição aos cátaros, o clima político na Rússia pré-revolucionária...

    Um dos capítulos (lógico) falava da Queda de Roma. É interessante notar a recusa de Godofredo em meter os bárbaros pra dentro de Roma. Eu não sei se é um estado político. Mas sinto que o mundo está assim: num impasse, esperando o momento de Roma desabar sobre seu próprio peso.

    Abs

    Brontops

    ResponderExcluir