quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Telegrama







Fatos e Ficções




Em uma certa enciclopédia chinesa que se intitula Empório Celestial de Conhecimento Benevolente, está escrito, em suas remotas páginas, que os animais se dividem em:

a) pertencentes ao imperador; b) embalsamados; c) domesticados; d) leitões; e) sereias; f) fabulosos; g) cães em liberdade; h) incluídos na presente classificação; i) que se agitam como loucos; j) inumeráveis; k) desenhados com um pincel muito fino de pêlo de camelo; l) et cetera; m) que acabam de quebrar a bilha;n) que de longe parecem moscas.


(Jorge Luís Borges: história citada em diversos ensaios e livros poraí. Por exemplo, está no prefácio de um livro de Michel Foucault,
As Palavras e as Coisas - Uma Arqueologia das Ciências Humanas)

"
...Encontramos em muitas línguas classificadores numéricos, encarregados de fornecer ma informação qualitativa sobre os objetos inventariados: a palavra designando o número será marcada diferentemente (graças, por exemplo, a um jogo de sufixos e afixos) de acordo com a classe à qual ele se refere.
O maori conhece assim duas classes, conforme se conta humanos ou não. Mas algumas línguas têm várias dezenas de classificadores numerais; assim a língua dioi (Sul da China) possui pelo menos 55, entre os quais apresentamos algumas das classes correspondentes: a)dívidas, créditos, contabilidade; b)montanhas, muros, territórios; c)cachimbos de ópio, apitos, etc; d) arrozais; e) roupas, cobertores; f)poções, medicamentos; g)espíritos, homens, trabalhadores, ladrões; h)meninas, mulheres jovens; i) estradas, rios e cordas; j)crianças, moedinhas e pedrinhas; k)pares de coisas... etc etc etc - Enfim uma lista bastante superior `aquela, fictícia, evocada por Borges e retomada por Foucault.
(...) Pelo menos, não é necessário inculcar nas crianças que a adição só faz sentido para objetos de mesma natureza: o próprio idioma não permite somar maçãs e peras (e bolinhas de gude).
"

(Jean-Marc Levy Leblond, extraído de "A Velocidade da Sombra - Nos Limites da Ciência")





(imagens Uma garrafa de Klein: o equivalente em termos "garrafais" da Faixa de Moebius, isto é um objeto cuja superfície do lado interno é contínua em relação ao lado externo. Explicações AQUI... Criada por Alain Bennett... Via Museucrack )

Nenhum comentário:

Postar um comentário