domingo, 28 de fevereiro de 2010

Achado




a)HAISU



"Coisas do Arco da Velha" é, como o próprio nome sugere, um compêndio de tudo que é tipo de velharia que se pode imaginar. O estilo é "fale pouco". Mas é muito bom e bem selecionado. Foi a partir de lá que encontrei outro filme tranqueira japonês, talvez o rei de todas as tranqueiras cinematográficas: um filme chamado Haisu, feito em 1977. O clipe que está no Coisas não dá ideia do que se trata o filme... O que me fez escarafunchar no You Tube. Percebe-se que, bem, a intenção é que seja uma história de terror.

Sete meninas viajam de férias para uma casa no interior, onde ela literalmente adquire vida e as devora uma a uma. É sério: tem desde um piano que literalmente mastiga uma garota em pedacinhos até um lustre assassino... Fora um gato com um olhar "maligno" e uma cabeça que morde a bunda de outra garota... Tudo regado a litros e mais litros de sangue. Foi o filme de estreia do diretor Nobuhiko Obayashi que veio do mundo dos comerciais de TV... Aparentemente ele resolveu jogar todo tipo de efeito disponível na época... O que dizer dos dedinhos amputados sobre o teclado? Mas não são só as cenas horríveis que são pavorosas... O início do filme também é todo maluco (psicodélico me parece pouco para descrever), conforme prova estas cenas iniciais... O que aquele pônei faz ali, meu Deus do céu???

Dá a impressão que o diretor quis se vingar de todos aqueles anos fazendo comerciais... Talvez faça sentido, baseado no que li a respeito em algumas críticas/resenhas (são raras) que encontrei em inglês.


b)Quem eram aqueles caras?

"If Charlie Parker Was a Gunslinger, There'd Be a Whole Lot of Dead Copycats" é o título quilométrico de um blog que também se especializou em trazer coisas do arco da velha, como o próprio "Coisas do Arco da Velha". Prefiro o "Coisas" que o "If Charlie Parker", que é voltado demais para as coisas próprias dos norte-americanos (Ainda que apareçam ocasionalmente uns outros).

Mas há uma sessão do "If Charlie Parker" bem interessante: várias e várias vezes você deve ter assistido em desenhos animados, personagens humanos caricaturais, dos quais você não tem ideia de quem seriam. O marcador "Ink and Paint Sets" diz para você quem eram os caras retratados: Greta Garbo, Bing Crosby, Fred Astaire, os Irmãos Marx, etc.

Dá só uma espiada: clica AQUI

c)Humprey Bogart já encontrou Pernalonga

Lembro de um: Em um desenho do Pernalonga, volta e meia, aparecia um personagem todo vestido de branco que pedia uma moeda dizendo: "Tem uma moeda para um compatriota?" Dias depois assisti ao "Tesouro de Sierra Madre", baseado em história do misterioso B.Traven, com Humprey Bogart... E acontecia exatamente a mesma cena.


d)Anais do Crime e Uma História Ilustrada do Vício

Outras sessões bastante interessantes do mesmo blog (uma vez que conta com alguma descrição).

e)Lost Art: Obras de arte destruídas ou consideradas perdidas.

A imagem acima é do quadro "Centauro e Ninfa", de Franz Stuck(1863-1928), destruído durante o bombardeio aliado de Dresden (via Coisas do Arco da Velha). Sobre o bombardeio: recomendo livros Matadouro 5, de Kurt Vonnegut e Homens do Fim do Mundo, de P.D.Smith (que pensa o bombardeio aliado como uma espécie de preparação "amoral" para o de Hiroshima)

2 comentários:

  1. Só um achega:

    «"Coisas do Arco da Velha" é, como o próprio nome sugere, um compêndio de tudo que é tipo de velharia que se pode imaginar.»

    Na realidade "coisas do arco-da-velha" significa "coisas inacreditáveis" e "arco-da-velha" significa também o arco-íris. Não sei se existe a expressão no Brasil.

    Mas tens razão quando dizes que é um compêndio de velharias, é mais isso do que "coisas inacreditáveis" (estas também aparecem lá às vezes...).

    Um link que fala da expressão:

    http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=180&id=14026&idSeccao=1842&Action=noticia

    Entretanto, sem te pedir autorização, vou pôr-te na lista dos colaboradores.

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  2. Oi Manoel.

    Aqui no Brasil, conheço a expressão apenas como sinônimo de coisas antigas... Não é muito comum ainda assim. Outras expressões que usamos para dar ideia de algo muito antigo: "Tempo de Vovó-Menininha; quando se amarrava cachorro com salsinha, tempo do guaraná-com-rolha"...

    Nunca a vi sendo utilizada com este sentido "fantástico". Mas fui conferir no Houaiss e ele concorda com você...

    Embora não se fale em arco-íris... Fiquei curioso, quem será esta "Velha do Arco-Íris"...?

    Sem problemas, pode me colocar como colaborador... Desculpe se fui ofensivo de algum modo.

    Abs

    ResponderExcluir