domingo, 6 de dezembro de 2009

Onirogrito


Ciao Luna



(Uma edição especial da Bravo "lista" (coisa mais comum nestes tempos de blogues) os 100 melhores contos da literatura universal. Não irei discutir sobre a (i)relevância de debater tais listas: acho que Nick Hornby já deve ter feito isto com apuro suficiente e Franco Moretti arrematou a questão dizendo que literatura não é concurso de miss, muito embora Umberto Eco tenha dito que "a lista é a origem da cultura". Para mim, a princípio, vale mais para conhecer os desconhecidos, confirmar algumas certezas e checar a quantas anda minha vasta ignorância (A desgraçada não tira o pé do acelerador!).

O conto de posição 39 é de Italo Calvino, e está no livro "Todas as Cosmicômicas": A Distância da Lua. Diz lá a Bravo sobre a primeira vez que a história fora publicada: "... eram acompanhdas de uma nota em que o autor explicava que a inspiração vinha do contato com Georgio de Santillana, o filósofo da ciência que em 1963 reforçou a teoria de que uma hipótese científica precede a formação de um mito. É assim que Calvino estrutura as narrativas que compõem as Cosmicômicas: cada uma delas é precedida por uma hipótese."

Continua a Bravo: "Em A Distância da Lua - primeiro conto da série -, a epígrafe traz a teoria de um astrônomo inglês: "Houve tempo, segundo sir George H. Darwin, em que a Lua esteve muito próxima da Terra. Foram as marés que pouco a pouco a impeliram para longe: as marés que a própria Lua provoca nas águas terrestres e com as quais a Terra vai perdendo lentamente energia.""

Bom.
Há muito tempo atrás, assisti no Discovery um documentário muito confuso que afirmava exatamente isto: a Lua está indo embora, alguns centímetros por ano. O que confundia não era esta informação e sim os efeitos que este afastamento provocava nos demais movimentos do nosso planeta. Pelejei até achar um site chamado Bad Astronomy (existe um blogue também, ligado ao Discovery Magazine) cujo objetivo é procurar por "batatadas científicas" sobre astronomia em filmes e programas de televisão. Você sabe, coisas como barulho de explosão no espaço e outras coisas mais difíceis que sou incapaz de explicar.

Dentre a lista de programas, reconheci o conteúdo do tal documentário e o autor do site se esforça em corrigir diversos dos erros enunciados no programa. Quem quiser espiar está AQUI.

Portanto, se na época em que Calvino escreveu era uma hipótese, ela se confirmou: a Lua está indo embora e por este e outros motivos criou uma de suas histórias mais fantásticas. Vale muito uma olhada para quem não conhece. Leia A Distância da Lua.)



(com cara de "Achados")

Nenhum comentário:

Postar um comentário