quarta-feira, 4 de março de 2009

corrente




O Carioca estava de cabeça para baixo, dependurado, esticando ao máximo a corrente que prendia seu pé. Me distraíra tratando dos assuntos referentes ao enterro de minha mulher, esquecera do papagaio e de sua gaiola no quintal. Passamos a noite no velório, apesar de parentes insistirem no perigo, não quis sair de perto dela. Chegando em casa, notei o Carioca no mesmo lugar, penando sob o sol de meio-dia.

-Genalva,vem me buscar que eu estou odiando.


O bicho jamais aprendeu meu nome, apenas o de sua dona. Arrastei a gaiola para a sombra.




Do cemitério para casa, meu filho deu uma carona. Não nos falávamos. Já perto de casa, um sinal ficou vermelho e o CD player não cobriu o silêncio. Surgiu então o convite do filho para almoçar. Em seguida, justificou que não poderia acompanhá-lo naquela tarde, a empresa estava na loucura de fechamento. Minha neta também estava atarefada: era fim de ano, época de provas, tinha que estudar. Todos pareciam lamentar muito. Recusei. Para disfarçar e evitar insistências, observei que um pássaro penetrara dentro do poste de sustentação do semáforo fechado adiante de nós. Comentei que eles deveriam fazer ninhos lá no oco, as árvores da cidade acabavam, assim como lugares a salvo de gatos e ratos.



Comi o que encontrei dentro das panelas. Ouvia o Carioca a gritar, Genalva, água, estou sedento, água! Para abafar os pedidos e assobios da ave, liguei o AM nas notícias do dia: calor, viria chuva, etc.



Terminado o almoço, deixei água e bolacha para o bicho. O Carioca afastou-se de mim, desconfiado, suponho. Não sei interpretar os sentimentos das aves, quantas vezes tentei acariciar sua cabeça e recebi bicadas. Ele só aceitava agrados de Genalva. Prefiro os cães, mais transparentes, talvez mais francos.




Deitei-me no sofá. Evitava nossa cama, nosso quarto. Sonhei:



Entrando pelos semáforos, os pássaros descem aos subterrâneos da cidade. Eles se arrastam pelos canos e se reúnem secretamente em uma gruta sob a catedral. Lá, as aves arquitetam seu plano. Uma noite elas sairão pelas torneiras, arrebentarão as duchas dos chuveiros, emergirão das pias e dos vasos sanitários como gaivotas. Invadirão nossos quartos e, enquanto dormimos, penetrarão em nossas narinas, voarão por nossas traquéias, farão seus ninhos e ovos em nossos brônquios. Morreremos então, feito uma esposa que é sufocada pelo travesseiro fofinho do marido.



Acordei assustado, o Carioca bradava lá fora. Levantei-me e percebi, horrorizado, que ele finalmente aprendera meu nome.

-Otelo, não me mata, Otelo, não me mata.

Olhei para os lados antes de esmagá-lo entre meus dedos, imaginava se algum vizinho o escutara.












****
(Escrito para um daqueles concursos da Piauí. Mas, por algum motivo, não consegui enviar.)

Um comentário:

  1. Está cada vez melhor, hein!!!Saudade da sua presença nos encontros de segunda! Te linkei no meu blogue! Beijo na testa e até!!!

    ResponderExcluir