sexta-feira, 22 de maio de 2009

achado




a)O conto acima é uma adaptação. Encontrei-o perdido em um caderno. Esqueci onde li a fábula original. Inicialmente, pensei que fosse dos “103 Contos de Fada de Angela Carter” (Companhia das Letras), mas depois percebi a ausência feminina (Neste livro, Angela recolheu apenas histórias com personagens femininas marcantes). Folheei “O Ofício do Contador de Histórias” (Gislayne Avelar e Inno Sorsy, da Martins Fontes), detendo-me no capítulo sobre “Os Contos da Morte” e meu resultado foi zero.

Posso até ter visto a história na televisão. Se alguém descobrir, me avise nos comentários, por favor.

b)A imagem: Vem do Codex Seraphinianus , de Luigi Serafini (Ed.Franco Maria Ricci). Trata-se de um livro bastante cultuado. A primeira edição é de 1981 e foi lançada em dois volumes, cada uma delas com 127 páginas. Ele foi criado como uma Enciclopédia de um mundo imaginário, em uma linguagem indecifrável. Cada capítulo dá conta de um aspecto deste mundo: fauna, história, flora, minerais, etnografia, etc.

Existe algo nele que me lembrou algo que já vira antes na Internet, uma obra conhecida como Manuscrito Voynich , mas isto até vale um outro post, se eu tiver paciência pra tanto.

Se a gente puder confiar no Wikipedia, o estranho código pode ter efetivamente um significado. Alguns criptologistas teriam conseguido traduzir o sistema numérico. Muitos linguistas tem se debruçado sobre o alfabeto “serafiniano” e o estudado a sério. É curioso, pois Luigi Serafini continua vivo, mas ele se nega a responder se aqueles “cabelinhos” tem ou não sentido (O que deu título ao texto How Mysterious Is A Mysterious Text If The Author Is Still Alive (And Emailing)? )

c)Só o descobri graças a um livro de ensaios e artigos de Italo Calvino, publicados no La Republica e no Corriere Della Sera no início da década de 80 (Calvino faleceu em 85), chamado Coleção de Areia. (Desconfio que nunca saiu no Brasil. Tenho uma versão em espanhol (Editora Siruela) e em preto e branco.) Calvino gostou do Codex Seraphinianus e comentou muitas de suas imagens, assim como sua linguagem elaborada.

Luigi Serafini é um artista conceituado. Mas o tópico dele no Wikipedia é significativamente menor que o do próprio livro. Pela Internet, há várias referências ao livro e não é difícil encontrar imagens dele. Achei até um torrent, mas como não sei usar estas coisas, não baixei. São imagens inquietantes. Um casal que se transforma em um crocodilo; esqueletos esperam para receber a carne sobre seus ossos e depois encaram estarrecidos o trabalho realizado em espelhos; um pombo que também é um ovo; e assim por diante.
Pode ser questão de gosto, mas estes desenhos me pareceram um tanto “datados”. Ou até meio kitsch: tem uma certa falsidade ingênua como aquele quadro de ondas que se arrebentam em cavalos brancos. Deve ser por isto que me fizeram lembrar do Fantástico (o programa de TV) dos anos 70.

Parecem ideias que ficam melhor na nossa própria imaginação do que realizadas.

Outros links: http://www.io.com/~iareth/codindx.html

Um comentário:

  1. Outras imagens do Codex Seraphinianus pelo You Tube:
    http://www.youtube.com/watch?v=LNCP1ioc_o4&NR=1

    ResponderExcluir