


a)Zoologia Alternativa
O escritor britânico Dougal Dixon escreveu alguns livros sobre "zoologia" alternativa (ou ainda usando um outro termo que encontrei, biologia especulativa)... Afinal, a ciência não se constrói apenas em cima daquilo que é, mas também daquilo que pode ter sido.
A gente precisa de distância para enxergar melhor, e quando não há como tomar distância, precisa-se usar imaginação, criatividade... Coisas que nem sempre convém lembrar que estão na origem desta coisa tão técnica e racional que é a ciência. Ninguém esteve presente no Big Bang, ninguém viajou na velocidade da luz, ninguém consegue observar seus fótons. Algumas coisas sempre estarão no terreno do especulativo.
Além de especular e imaginar novas espécies de dinossauros (The New Dinosaurs - an alternative evolution), Dixon também já chegou a conceber um livro com os animais do futuro (After Man - a Zoology of the Future). Ele colaborou com a série Futuro Selvagem (Future is wild) do Discovery Channel.
O homem ainda escreveu um outro livro (Man After Man: An Anthropology of the Future) especulando sobre a evolução da espécie humana.
(via Monster Brains; segundo o Monster Brains, seus livros estão fora de catálogo e não são baratos em sebos virtuais)
Graças a estas pesquisas todas, ainda encontrei um "wiki" apenas sobre biologia especulativa.
b)Leonora Carrington (1917 - 2011)

(Via Monster Brains)
c) Ilustrações científicas

(Via Neatorama)
d)A Arte de andar pelas ruas
Um site no qual você realiza o flâneur em diversas cidades do mundo através das fotografias do Google Street View. Senti falta de outras cidades... Ou de algum comando para tornar a coisa verdadeiramente aleatória, com saltos entre cidades, continentes... Mas ainda assim é legal.
(Via Warren Ellis)
Nenhum comentário:
Postar um comentário