sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Achados






a) A teoria do centésimo macaco

Eu já conhecia esta parte da história (inclusive assisti a um documentário sobre isto):

Na década de 50, biólogos japoneses estudavam o comportamento de macacos selvagens (o macaco branco japonês, Macaca fuscata) em algumas ilhas do litoral nipônico. Eles descobriram um indivíduo particularmente inteligente e o ensinaram a lavar sua comida na água do mar, "temperando-a" vamos dizer assim. O primata aprendeu rapidamente a fazer isto e logo os demais membros de seu bando repetiam o mesmo gesto. Em pouco tempo, todos os membros do grupo realizavam o mesmo comportamento de "salgar" a comida antes de comê-la.

Esta parte eu não conhecia (e tem um "leve" sabor de pseudo-ciência, mas me parece divertido disseminá-la assim mesmo, só pra gente delirar um pouco):

Quando cem macacos praticavam o mesmo comportamento, algo estranho foi registrado. Repentinamente TODOS os macacos da espécie naquela ilha e em outras distantes milhares de quilômetros passaram a lavar sua comida no mar antes de comer. Segundo a teoria do centésimo macaco (apresentada pela primeira vez na década de 80, por Lyall Watson no livro Lifetide), a partir de um certo número de indivíduos (Cem macacos?) adquire ou descobre um conhecimento, este se torna conhecimento comum de todos os indivíduos.

Segundo se diz, isto também é observável em humanos, o que explica certas "modas", "memes", e comportamentos. Incluo aqui a informação (lida sabe Deus onde) que nas últimas décadas, registra-se geração após geração, no mundo inteiro, um acréscimo "inexplicável" no nível de QI do ser humano.


b)MichÆl Paukner

Tudo isto aqui em cima é uma tradução (recheada com alguns comentários meus) das observações que MichÆl Paukner fez para uma de suas imagens. Eu o descobri via Warren Ellis, e este via um ilustrador/quadrinista brasileiro, Felipe Sobreiro (vale - com certeza - uma olhada)

Seus posteres (eu compraria, se tivesse onde pendurar) são fantásticos e de beleza geométrica. A maioria deles baseados em informações científicas ou encontráveis pela Internet (wikipedia e congêneres) e ele parece ser um cara que se interessa por tudo, sem distinção: de astronomia ao misticismo, da Terra Oca à cartografia, de círculos em plantações ao calendário asteca.

Sob cada poster ele acrescenta comentários e explica com maiores detalhes "o que acontece" no poster. A imagem da Teoria do centésimo macaco é legal, mas preferi colocar duas imagens (linkadas para o Flickr) sobre as teorias do fim do mundo para 2012.

(Furadas evidentemente. Mais de cem pessoas, e portanto toda a humanidade, já sabem que o mundo acaba em julho de 2013.)


c)@mateurdart

...Se você procurava por imagens eróticas/pornográficas clássicas e/ou "chiques" e/ou diferentes, veja este blogue francês.

"il n'y a pas d'art érotique. Il n'y a que l'art. Il peut bien sûr être érotique. Question de point de vue... sur l'art."

As postagens são "temáticas". Escultura, pintura, fotografia, desenhos, bondage, banheiro, dedos, bundas, mãos, Dali, Warhol, Matisse, Klimt, Yoko Ono, Araki, Picasso, Ralph Gibson, Vettriano, Mapplethorpe, Man Ray, James Ensor, Doré, etc etc. Portanto, prepare-se.

Detalhes importante: as postagens do blog foram interrompidas há muito tempo. De algumas postagens só restam o nome dos autores das imagens... (O que pode ser um ponto de partida para pesquisas) Mas ainda assim vale uma olhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário