terça-feira, 21 de abril de 2009

Achados



Fonte: site do vidrinho (que precisa ser mais atualizado...)


1)Kafka por Crumb
(textos por David Zane Mairowitz. Editora Relume Dumará. 2006)

pg:165

"Na "Praga livre" dos anos noventa, seus livros não estão proibidos (ainda que não necessariamente lidos) e pode-se comprar uma camiseta de Kafka em cada esquina do bairro turístico, ou sua imagem em pratos de porcelana ou em madeiras talhadas por artesãos. É possível fazer uma excursão Kafka ("Almoce com Kafka" - não é piada) e visitar todos os lugares de Praga onde caminham seus fantasmas. Em breve, como Mozart em Salzburgo, será comercializado o rosto de Kafka feito de chocolate. "


2)Robert Sikoryak

Um quadrinista norte-americano que se especializou em fazer adaptações de clássicos da literatura em versões de quadrinhos "clássicos", vamos dizer assim. Então temos "Gregor Brown", metamorfose em versão Charlie Brown, Crime e Castigo em versão Batman e Robin, e até um "Esperando Godot" de Beckett, com Beavis e Butt-Head (?!). Não é um quadrinista muito produtivo, aparentemente. Já publicou na Raw, New Yorker e Drawn & Quaterly.


3)Oz Animals: site apenas com animais da fauna australiana


4)A cerca

Há muitos anos assisti um trecho de um documentário da TV a Cabo que mostrava uma cerca que impede que os coelhos se espalhem pela Austrália. Como o roedor não tem inimigos naturais no continente que deem conta de sua procriação acelerada, as autoridades ergueram uma cerca. As cenas de coelhos gritando e subindo em árvores são verdadeiras. Procurei alguma imagem disso no google e não localizei. Terei sonhado?

Encontrei menções a tal cerca, mas uma antiga, do começo do século XX. A filmagem era recente... Ou no mínimo não era tão antiga assim. Entretanto, como falo tudo de memória, pode ser que eu esteja enganado.

Alguns links que mencionam a história da reprodução descontrolada dos coelhos na Austrália:
http://www.nla.gov.au/pub/nlanews/2007/sep07/story-4.pdf
e http://library.thinkquest.org/03oct/00128/en/rabbits/history.htm


5)Coelhos não se suicidam? Tem certeza? Extratos de "Suicide Bunnies", livro de Andy Riley... Muito engraçado...

6) Caso você não tenha entendido: Não existe um desenho animado chamado Klaus, o Dinossauro. Aquele cartaz da Zerografia de Kafka foi (mal) "photoshopado" e este originalmente dizia respeito à Gertie, de Wilson McCay, o mesmo criador dos quadrinhos de Little Nemo. O cartaz original está aqui.

2 comentários:

  1. Brontops está cada vez melhor. Criativo, certeiro. Mas me intriga esse interesse pela cerca. Acho que, como bom Brontops que é (ou mau? Qual é o temperamento do bicho?), está é na verdade apenas interessado em devorar os pobres coelhos. Hum... Talvez seja um método mais eficiente que a cerca.

    ResponderExcluir
  2. ...O Brontops, na verdade, é um ruminante antepassado dos rinocerontes. Pretendo um dia destes postar um pouco sobre ele. Mas preciso de tempo...

    No caso dos coelhos, o máximo que o Brontops poderia fazer seria pisoteá-los até transformá-los num algodãozinho sangrento...

    Abs

    ResponderExcluir