quinta-feira, 31 de maio de 2018

Contos & Causos do Pinheirão



O incêndio e desabamento do Edifício Wilton Paes de Almeida no começo de maio de 2018 me fizeram lembrar do livro Contos e Causos do Pinheirão.



Entre 2015 e 2016, participei do coletivo Armário do Mário: Ocupação Literária, capitaneado por Luiz Bras. A ideia era criar diversos contos e histórias em um mesmo ambiente, em um mesmo universo.

O ambiente escolhido foi o Pinheirão. Também conhecido pelo nome chique: Golden Tower Pinheiro Plaza. Arranha-céu fictício próximo à Marginal Pinheiros, cuja construção foi interrompida e, posteriormente, ocupado/invadido por pessoas sem teto e sem moradia (A torre inacabada foi livremente inspirada num edifício real, a Torre de David, um edifício de 45 andares em Caracas que foi invadido por 3 mil pessoas).


Foram sugeridos e desenvolvidos diversos personagens. Havia Solange, a professora de dança. O grafiteiro cadeirante Samuca. Pai Dedé de Oxumaré. O emigrante congolense René. Pirata, o vira lata. Cunha, um fascista abandonado pela mulher e sua problemática filha, Luzia. Babel, vegetariana e canibal. O advogado Doutor D’Alembert. A moradora de rua Berenice. Pilha. E toda uma renca de figuras bizarras (Uns já nem lembro mais... Havia uma capivara?).
 
Foi bem divertido criar e brincar com essa galera. Vários contos foram criados, mas apenas um de cada autor foi eleito para embarcar na coletânea produzido ao final da Oficina. Os contos que não couberam no livro foram para o blog do Projeto.


Como já se passou algum tempo e minha produção anda magérrima e sem sinal de reação (acho que morri) vou postar aqueles meus contos desse projeto aqui no meu blog com a tag Pinheirao .





(A imagem é uma obra do @carcarah realizada em 2016 ; fotografia retirada do instagram)


Um comentário:

  1. Êba!
    E tem conto seu aqui também:

    https://contosecausosdopinheirao.wordpress.com/

    ResponderExcluir