segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Achados



1)Bestiários... pela Beluga

"O leão, como se sabe, é conhecido pela sua coragem. Dizia-se que os leões, não obstante serem animais corajosos, temiam o som das rodas a ranger, os incêndios, o fogo, mas também os galos brancos. Os cientistas - da Idade Média - diziam que os leões tinham três características principais: gostavam de explorar e vaguear pelas altas montanhas (desta forma o odor dos caçadores chegava mais rapidamente até eles e o desta forma eles podiam apagar o rasto das suas pegadas (patadas) com a cauda; quando dormem, os leões mantêm os olhos abertos e quando uma leoa dá à luz as suas 3 crias, todas elas estão mortas e permanecem mortas por três dias, até o pai, chegado no terceiro dia, respira para as suas faces e dando-lhes espírito e vida. Da mesma forma, Deus insuflou com vida Jesus Cristo morto, após três dias.

Os leões pequenos com juba encaracolada eram pacíficos, os maiores e com juba lisa eram mais ferozes... As relações entre leões e homens era também muito fantasiada: achava-se que os leões aceitavam e poupavam os proscritos; permitiam aos homens de outros reinos voltar para casa sem serem capturados, caçavam mais os homens que as mulheres e nunca comiam uma criança, a menos que tivessem fome. Os leões também nunca comiam demais: comiam e bebiam dia-sim dia-não e caso, algum leão mais guloso comesse demasiado, este leão levaria as patinhas à boca e extrairia a carninha. Ah... e eram esquisitos: não comiam sobras do dia anterior! Muitos animais ficavam paralizados pelo rugido do leão. Quando doentes, os leões procuravam comer macacos. é assim!"

Postagens de Beluga sobre os Bestiários Medievais...: AQUI,  e outra ALI, e também outra AQUI!

(Uma outra com as estranhas serpentes do Paraíso, AQUI. )


2)Animais e Mulheres por Manet.

(Outra da Beluga)

3)O Descobridor de Palavras, por Caio Silveira Ramos

O Caio insistiu muito e acabei fazendo algumas ilustrações pra esse conto dele pra um projeto que acabou sendo interrompido... Anos mais tarde, o conto foi publicado no Jornal de Piracicaba com ilustrações do Erasmo Spadotto. E o danado do Caio repostou as ilustrações no BLOG onde estão suas crônicas.










Nenhum comentário:

Postar um comentário