sábado, 30 de abril de 2011

Achados




-Antes de mais nada, preciso dizer que não sou fã de corridas. Mas por acaso "achei" esta foto, e depois de googlear, descobri ser do pior acidente em corrida automobilística da história. Aconteceu em 1955, nas 24 horas de Le Mans. Morreram 84 pessoas. Muita gente para um único acidente. A curiosidade me fez ceder aos meus instintos mórbidos.

Existem muitos vídeos no YouTube a respeito, a maioria repetindo as mesmas cenas...

O Mercedes nº20, dirigido por Pierre Levegh que morreu no acidente, voou sobre o público que assistia a corrida. O Jaguar nº06 do inglês Mike Hawthorn teria provocado indiretamente o acidente ao frear bruscamente para entrar nos boxes, fechando o carro nº26 de outro piloto inglês, Macklin que, por tabela, acabou empurrando Levegh sobre o banco de areia na beira da pista. O veículo explodiu e seus pedaços foram arremessados contra a multidão. A corrida não foi interrompida e muitas horas depois, Mike Hawthorn foi o vencedor. A Mercedes ficou fora das corridas por décadas depois do incidente.

Existe muita polêmica a respeito. Alguns noticiários parecem um tanto "frios" a respeito. Fazia dez anos que a Segunda Guerra havia acabado. Talvez as pessoas tivessem ainda frescas na memória imagens muito piores que aquelas.

O melhor site em português que encontrei sobre o assunto é este AQUI. O melhor vídeo com animação que explica o acidente está AQUI (o vídeo está em Finlandês, mas tem as melhores imagens e o melhor gráfico: quanto mais simples, melhor). AQUI, há uma reportagem que saiu na Life Magazine da época.

Um comentário:

  1. Com uma boa taxa de mortalidade poderá substituir o coliseu da antiga Roma. boa semana

    ResponderExcluir