quinta-feira, 3 de março de 2011

Telegrama




"Já ouvira histórias de pessoas que viviam em florestas tropicais tão densas que sua visão nunca avançava além de uns dois metros de distância. Dizia-se que quando eram levadas para fora da mata, sua ideia ou percepção do espeço e distância além de dois metros era tão limitada que elas tentavam tocar o topo das montanhas distantes estendendo os braços (3)...

...(3)

Em The forest people, Colin Turnbull conta o que aconteceu quando ele andou de carro com um pigmeu que nunca havia saído da selva:



Ele viu os búfalos, ainda pastando sossegadamente lá embaixo a vários quilômetros de nós. Virou-se para mim e perguntou: “Que insetos são esses?” A princípio, não entendi; depois percebi que na floresta o alcance da visão é tão limitado que não há muita necessidade de fazer um desconto automático para a distância quando se avalia o tamanho. (...) Quando expliquei a Kenze que os insetos eram búfalos, ele soltou uma gargalhada e me disse para deixar de lorota. (...) Conforme nos aproximamos, os “insetos” devem ter parecido cada vez maiores. Kenge não desgrudou o rosto da janela, que por nada neste mundo ele quis abrir. Nunca pode descobrir o que ele estava imaginando – se pensava que os insetos estavam se transformando em búfalos ou se eram búfalos em miniatura que estavam crescendo velozmente enquanto nos aproximávamos. Seu único comentário foi que aqueles não eram búfalos reais e que ele não sairia do carro enquanto não deixássemos o parque."



Trecho do livro "Olhos da Mente" (2010) de Oliver Sacks

Animação insana do insano (só pode ser) Cyriak

Um comentário: