quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Achados


(Imagem de Phil Kirkland, via 50 Watts)


a)Como seria a Terra, se ela tivesse anéis como Saturno?
Em inglês, AQUI. Mas há um video como o anel seria visto de lugares diferentes pelo mundo: Equador, Rio, Paris, Austrália, etc. (Via Neatorama)

Neste ótimo blog de "biologia especulativa", o Furahan Biology, algumas considerações e especulações sobre a influência dos anéis sobre o clima, baseado no quadrinho de Bourgeon e Lacroix, o Ciclo de Cyann (Acho que chegou a sair em Portugal, cito de memória). AQUI e AQUI


b)Bons links pra investigar as mentiradas que a gente vê na Internet
Em inglês, tem o Snopes E, em português: o Quatro Cantos


c)50 Watts
Via o Coisas ("Parece impossível mas há gente que ainda não conhece o 50 Watts, o ex-A Journey Round My Skull.") do Arco da Velha

d)A Vida é um Espasmo Cósmico no Sopro do Universo
Visita ao Palácio Subterrâneo do LSD de Gordon Todd Skinner


Strippers góticas e de rosto meigo, agentes duplos, sequestro, gênios da química, ciúmes, paranoia, um antigo silo de mísseis servindo de fábrica de LSD... Uma história policial hiperrealista. Via Vice.

e)Farra dos Remédios

Ainda sobre drogas, mas desta vez as "legais" nem tão legais assim. Leiam na Piauí deste mês (nº59) o artigo "A Epidemia de Doença Mental", escrito pela médica e escritora Marcia Angell (originalmente para a New York Review of Books).

Trecho:

"
Quando se descobriu que as drogas psicoativas afetam os níveis de neurotransmissores, surgiu a teoria de que a causa da doença mental é uma anormalidade na concentração cerebral desses elementos químicos, a qual é combatida pelo medicamento apropriado.

Por exemplo: como o Thorazine diminui os níveis de dopamina no cérebro, postulou-se que psicoses como esquizofrenia são causadas por excesso de dopamina. Ou então: tendo em vista que alguns antidepressivos aumentam os níveis do neurotransmissor chamado serotonina, defendeu-se que a depressão é causada por escassez de serotonina. Antidepressivos como o Prozac ou o Celexa impedem a reabsorção de serotonina pelos neurônios que a liberam, e assim ela permanece mais nas sinapses e ativa outros neurônios. Desse modo, em vez de desenvolver um medicamento para tratar uma anormalidade, uma anormalidade foi postulada para se adequar a um medicamento.

Trata-se de uma grande pirueta lógica (...). Era perfeitamente possível que as drogas que afetam os níveis dos neurotransmissores pudessem aliviar os sintomas, mesmo que os neurotransmissores não tivessem nada a ver com a doença. (...) [Seguindo este princípio,] se poderia dizer que as febres são causadas pela escassez de aspirina.

Mas o principal problema com essa teoria é que, após décadas tentando prová-la, os pesquisadores ainda estão de mãos vazias. (...) Antes do tratamento, a função dos neurotransmissores parece ser normal nas pessoas com doença mental. (...) Antes do tratamento, os pacientes diagnosticados com depressão, esquizofrenia e outros transtornos psiquiátricos não sofrem nenhum "desequilíbrio químico". No entanto, depois que uma pessoa passa a tomar medicação psiquiátrica, que perturba a mecânica normal de uma via neuronal, seu cérebro começa a funcionar... anormalmente.
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário