quinta-feira, 26 de maio de 2011

Achados





a)Escritores Assassinos
"

Ano 2000. Entre as gélidas correntes do rio Oder, perto da cidade de Wroclaw, na Polônia, pescadores vêem um corpo boiando. Ao levá-lo para terra, as autoridades o identificam como Dariusz Janieszewski, dono de uma empresa de publicidade e membro de média importância na comunidade. Janieszewski havia desaparecido dias antes, e em seu corpo foram encontradas marcas de tortura. A causa de sua morte foi afogamento. O assassino, ao que parece, depois de torturá-lo até se cansar, limitou-se a amarrá-lo e jogá-lo no rio.

Tempo depois, o escritor Krystian Bala, filósofo com aspirações literárias, lança seu romance Amok. Nele, narra um assassinato muito parecido com o de Janieszewski. O livro, sem êxito de vendas, alcançou certa relevância no mundinho literário da Polônia e, graças a esta fama, um funcionário da cidade fez comentários na Internet sobre o crime e a obra de Bala.

De imediato, a polícia de Wroclaw prendeu o autor, a quem interrogou por 72 horas. Por fim, Bala foi liberado por falta de provas. A imprensa se revoltou contra a polícia e considerou o autor vítima da negligência das autoridades e do desespero por encontrar (ou fabricar) algum culpado pela morte do empresário. Bala aparentemente não conhecia a vítima e não havia motivo para que o escritor matasse o empresário. Mas a polícia não desistiu e, com uma investigação mais detalhada, descobriu que o filósofo havia conversado com Janieszewski no dia de seu desaparecimento. Depois, descobriu que o telefone celular da vítima, que não fora encontrado com o cadáver, havia sido vendido na Internet quatro dias depois do crime. O vendedor? Krystian Bala.

Faltava apenas uma peça para fechar o caso: não havia motivo para o crime. A polícia buscou pistas entre os conhecidos de ambos e descobriu que Bala era, na época do desaparecimento, amigo íntimo da ex-esposa do empresário. O autor foi novamente preso e, então, indiciado por homicídio. Apesar de alegar sempre inocência, foi condenado a 25 anos de prisão pelo assassinato do publicitário. Em sua defesa, alegou que havia se inspirado no crime para fazer seu livro, e que havia recolhido os detalhes da imprensa. Mas, segundo as autoridades locais, os trechos do livro são por demais exatos e mencionam dados que apenas a polícia conhecia. Graças à polêmica, Amok tornou-se um best-seller.
.
"

(Para ler o texto completo, com outras histórias de "escritores assassinos", clique AQUI. Outros links para Kristian Bala: AQUI AQUI ou AQUI. Via Revista Speculum)

b)História Bizarra

Dr Beachcombing´s Bizarre History Blog é um blog que coleta e publica curiosidades e bizarrices históricas. O humor e o estilo são bem ingleses. Recomendo uma passada pelo Dr Beachcombing introduces himself para melhor uso do blog.

Neste blog achei uma resenha de um livro sobre Elefantes de Guerra, o encontro de Superman e Hitler, e o "fuzilamento" de Cristo durante a Guerra Civil Espanhola.

c)Via O Esquema/Trabalho Sujo: A Experiência Religiosa de Philip K. Dick

Texto colado:

"Esse é a história de Robert Crumb publicada em 1986 na revista Weirdo #1 sobre a experiência mística de Philip K. Dick (1928-1982) retratada no romance "Valis", publicado em Portugal pela Livros do Brasil na coleção Argonauta como "O Mistério de Valis" (sem data) em dois volumes (300 e 301).

A história é uma interpretação gráfica de uma série de eventos que Dick vivenciou no mês de março de 1974. Ele passou o resto de sua vida tentando descobrir o que teria acontecido durante aquele período."

Veja AQUI.


(Imagem: "Nahua Blood Sacrifice and Pilgrimage to the Sacred Mountain Postectli, June, 2001")

domingo, 15 de maio de 2011

tromba d´água






O final do avô era esperado, não daquele jeito. Os parentes faziam e refaziam as contas, prostrados como abutres sobre os números do inventário. Como único vagamente interessado e também para afastá-lo do realmente importante, deram-lhe a chave da biblioteca. Quase tudo imprestável, culpa do tsunami. Os livros apodrecidos se misturaram numa maçaroca de onde não se separava as histórias. A Bíblia com o Alcorão; Guerra e Paz com Matadouro 5; Admirável Mundo Novo com as Crônicas Marcianas; Manual da Receita Federal com A Erva do Diabo. Em alguns casos, os próprios autores se confundiam. Arriscou Dom Casmurro, por Kafka. Joseph casado com Capitu, atormentado pelo provável adultério com Gregor Samsa. Durante a descrição do bebê engatinhando pelas paredes do castelo com seus seis bracinhos, decidiu vender tudo ao carroceiro.








(Imagem: John Grant - via La Zebre Bleu)

Telegramas

BOUT (2011 - HD) from Malcolm Sutherland on Vimeo.






BOUT - definition
1. A short period of intense activity
2. An attack of illness or strong emotion
3. A wrestling or boxing match




Por Malcolm Sutherland. Que também fez outro curta muito bom : Umbra.


.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

motivo




(Conheça a nova revista eletrônica literária Outros Ares, editada por Marcelo Barbão e Rafael Rodrigues. Foto de Mario Amaya. Nesta primeira edição, entrevista com o escritor Menalton Braff e contos do próprio Menalton e também de Fábio Farias, Amauri Terto e Sílvio Teixeira)

E o rapaz de boné percorre as ruas do bairro. Observa a repetição de muros, grades, lanças, portões, um do lado do outro e do lado do outro, numa repetição que remete a corredor de presídio, mas é uma rua da periferia. Moradores sacrificam a fachada das casas em nome da segurança ou por uma garagem estreita onde estacionar o carro. O rapaz passa por árvores esquálidas e frágeis, elas equilibram-se nas calçadas estreitas, dividindo território com postes de onde se esparramam cabos de energia, são como varais para chuteiras e rabiolas das pipas. O rapaz cerra os olhos, é manhã, dia de semana, crianças na escola ou na creche ou na avó, residências vazias, ao longe o rumor das avenidas e dos ônibus, um silêncio que não é o da cidade, um silêncio de cabeça submersa.

E o rapaz de boné arrasta sua carroça de sucata, caminha em um terno surrado com A SENTINELA sob o braço, numa bicicleta faz entregas pela mercearia, carrega um buquê de vassouras de cabo vermelho, corre atrás da linha da pipa levada pelo vento. Ele assobia o apito dos amoladores de faca, bate palmas com as mãos enfiadas entre as grades do portão feito um prisioneiro, toca campainha, chama “ô de casa”. Se o portão está aberto, se o muro permite, ele fere o pé no caco de garrafa cimentado sob a desculpa de resgatar a linha ou pegar a bola.

Se ele entra ou se ele espera, tanto faz, daí aparece a dona da casa.

Vem atender, enxugando as palmas e costas das mãos no avental ou no pano de prato, deixa as cuecas do marido e o uniforme das crianças no varal, arrastando chinelo, ou então xinga, apaga o cigarro (pintava as unhas dos pés), escolhia arroz, separava as pedras do feijão, larga o MSN, sai do perfil do Orkut. O rapaz de boné se desculpa, não queria incomodar, não queria assustar, oferece o produto, uma vassoura ou uma rede ou a Palavra, mostra a Pipa, pergunta se não tem papelão, sucata, roupa velha. A dona da casa recusa com raiva, indiferença, educação, não pedi entrega nenhuma não moço. Mas o rapaz de boné insiste. Conversa, convence, comove, sem medo de tiro, de rottweiller, de pit bull; pede um copo de água, mesmo que ofereçam café, ele prefere água. A dona de casa suspira e se apieda: deixa o rapaz de boné entrar. Vão os dois para a cozinha, bebe ali mesmo na porta, água de torneira ou de filtro. São Benedito, Santa Ceia, Lembrança de Aparecida, ímãs na geladeira. Enquanto bebe, o rapaz tira o boné, em um gesto entre tímido e educado. A dona de casa se espanta ou se contém, mas não consegue parar de fitar o crânio do rapaz, naquele buraco negro sobre sua cabeça sem cabelo. Não repare não, dona, esta é a minha moleira de criança que não fechou, ficou aí este buraco, mas não dói nem nada. Quando criança, até doutor das Clínicas tirou foto para estudar, as pessoas se assustam mesmo, mas eu já tomei gosto pela coisa. Se achegue para ver de perto.

E a mulher, intrigada e horrorizada, sem saber o que fazer, com muxoxo de rejeição nos lábios, aproxima-se daquele buraco, e o rapaz para fazer graça sopra-lhe, como quem apaga uma vela. A mulher sorri, o cabelo desprende, e ela se lembra da última vez que correu, que era criança, que havia um quintal. O rapaz sopra de novo, e vem um cheiro de chuva, brisa úmida de cachoeira, de pedra fria coberta de limo. A mulher fica rente a ele, e ele lhe sopra mais uma vez, e surgem lembranças de um rio amarelo de águas mel, os raios do sol teciam uma rede de luz sob a areia submersa, os peixes dançavam naquele âmbar, naquele Reino de Águas Claras. As escamas prateadas são como armaduras para os cavaleiros andantes, seus corpos dirigíveis de chumbo, as cabeças bálanos de aço. A mulher relembra que um rio onde se respira é um rio onde se voa. Ela reabre os olhos, e encara o rapaz, o marido na firma, as crianças na escola, o cachorro na corrente, o feijão no fogo, Jesus na Igreja e a roupa para pendurar e o rapaz expira por aquele buraco, a soprar e a soprar, feito um lobo derrubando barracos e carregando lençóis, feito um avião que se despedaça como um ovo e arremessa seus passageiros em um último desnudar, e os dedos dela estão nos buracos dele e os dele nos buracos dela, ele nadando ela nadando ele.

E são onze e meia e está na hora de acabar a manhã. O menino se veste e recoloca o boné. Elas não querem que ele vá. A que pintava as unhas dos pés, Me leve àquele rio. Ele lamenta, já não há um rio assim. Canalizaram, envenenaram. Drenado para lavar carros ou cultivar soja. Foi domado entre as avenidas. A mãe que escolhia arroz chora e implora para não deixá-la assim, agora este ar não me serve mais para respirar. O rio está morto. Me deixa naquela água. O rapaz não gostaria, mas atende a vontade delas; ele não poderia refrear o desejo.

Quando as encontram, elas estão afogadas, nuas e caídas sobre o piso frio da cozinha. É por isto que já não nascem mais filhos dos botos.



segunda-feira, 2 de maio de 2011

Achados






a)Anjos, demônios, esfinges, centauros e correntes: Roberto Ferri

"O trabalho do jovem artista italiano Roberto Ferri, nascido em 1978, é inspirado em mestres da pintura clássica como Caravaggio e David, comprovando que o estilo barroco ainda tem lugar em nosso atormentado mundo contemporâneo, especialmente quando Ferri adiciona um toque de surrealismo e sensualidade em suas telas que exibem anjos e demônios, masculinos e femininos, em ousadas montagens cheias de contraste entre a pureza e a luxúria."


(Via O Mundo de K.)


b)Boris Vallejo

Eu não tenho "estofo" crítico para discutir aqui (e nem é meu objetivo), mas Boris Vallejo certamente tinha as mesmas referências que o Ferri aqui em cima. Porém, sua proposta era mais "popular": uma composição bastante básica, apropriada ao trabalho de ilustração, capas de livros de fantasia, etc. Veja uma Galeria aqui com seus trabalhos.


c)Walton Ford


"
Walton Ford was born in 1960 in Larchmont, New York. Ford graduated from the Rhode Island School of Design with the intention of becoming a filmmaker, but later adapted his talents as a storyteller to his unique style of large-scale watercolor. Blending depictions of natural history with political commentary, Ford’s meticulous paintings satirize the history of colonialism and the continuing impact of slavery and other forms of political oppression on today’s social and environmental landscape. Each painting is as much a tutorial in flora and fauna as it is as a scathing indictment of the wrongs committed by nineteenth-century industrialists or, locating the work in the present, contemporary American consumer society. An enthusiast of the watercolors of John James Audubon, Ford celebrates the myth surrounding the renowned naturalist-painter while simultaneously repositioning him as an infamous anti-hero who, in reality, killed more animals than he ever painted. Each of Ford’s animal portraits doubles as a complex, symbolic system, which the artist layers with clues, jokes, and erudite lessons in colonial literature and folktales.
"







Outro link com trabalhos de Ford.

d) FARRAZINE nº21

Várias e várias entrevistas com personalidades dos quadrinhos no Farrazine 21


A novidade é que acaba de sair a edição 21 do Farrazine repleta de personalidades do universo das HQ's!

-AUSTRÁLIA: Ben Templesmith, de 30 dias de noite e WormWood.
-CHILE: Alberto Montt do Chile, autor das Dosis Diarias.
-MINAS GERAIS: Luciana Caffagi, autora da tirinha Los Pantozelos.
-SÃO PAULO: conversa com os cartunistas: Márcio "Rock'n'Roll" Baraldi e Gustavo "Taxi" Duarte

Cliquem AQUI e leiam!!!

e)Encontro Prática de Escrita 2011

O Encontro Prática de Escrita acontece desde 2001, mas há quatro anos ganhou periodicidade e vem se tornando agenda obrigatória de quem gosta de literatura. O objetivo é reunir pessoas que apreciam literatura e tudo sobre a prática de escrita. A programação gira em torno de oficinas de criação literária e bate-papos sobre o universo literário. Pelo evento já passaram nomes como Milton Hatoum, Marcelino Freire, Raphael Draccon, Kizzy Ysatis, Roberto de Souza Causo e Sérgio Pereira Couto.

Convidados desta ano: Cadão Volpato (programa Metrópolis na TV Cultura), Mona Dorf (Letras & Leitura da Rádio Eldorado) e Oscar D’ambrósio (Perfil Literário, da Rádio Unesp). Eles conversarão sobre prática literária e compartilharão suas experiências em centenas de entrevistas com escritores.

O encontro acontece no dia 7 de maio, sábado, das 10h às 16h30, na Universidade Cruzeiro do Sul, campus Liberdade e é organizado pela Terracota editora como parte da programação do curso de lato sensu em Criação Literária. O limite de vagas é 120 para as mesas e 15 por oficina.


CLIQUEM AQUI para maiores detalhes.

Telegrama

O corpo


Sébastien Tellier - Look por RECORDMAKERS





O corpo existe e pode ser pego. É suficientemente opaco para que se possa vê-lo. Se ficar olhando anos você pode ver crescer o cabelo. O corpo existe porque foi feito. Por isso tem um buraco no meio. O corpo existe, dado que exala cheiro. E em cada extremidade existe um dedo. O corpo se cortado espirra um líquido vermelho. O corpo tem alguém como recheio.



ARNALDO ANTUNES - O Corpo



(Vídeo: Via.)